Calor e tempo seco ainda persistem, mas chuva deve chegar em breve a Patos de Minas
Expectativa é de melhora na qualidade do ar, na agricultura e no conforto térmico

O mês de outubro começou com altas temperaturas e clima seco em Patos de Minas e região. O calor tem provocado desconforto, e a população patense está na expectativa pela chegada da chuva. Especialistas afirmam que a espera pode estar próximo do fim.
Nos últimos dias, os termômetros ultrapassaram 35°C em algumas partes da cidade. O tempo seco e o calor intenso trouxeram desconforto e afetaram até mesmo a rotina de quem precisa trabalhar nas ruas. Enquanto isso, a comunidade sonha com a chuva.
Entretanto, o cenário deve começar a mudar em breve. Segundo o climatologista Adalberto Vieira, a massa de ar seco que está sobre o estado mineiro começa a perder força por volta do dia 12 de outubro, dando espaço às chuvas mais regulares e bem distribuídas.
“Esperamos que, a partir do dia 10 até o dia 12 de outubro, nós tenhamos uma dissolução de uma grande massa de ar que impedia a formação de uma zona de convergência, impedindo a umidade para na região”, explicou o especialista.
Com o retorno das chuvas, a expectativa é de melhora na qualidade do ar, no conforto térmico e também nas plantações. Por enquanto, o jeito é se proteger do sol, usar protetor solar, reforçar a hidratação e esperar pelo tão esperado alívio que vem do céu.
“A partir do momento em que a umidade passar por nossa região, vai trazer chuvas que serão mais periódicas”, apontou Adalberto.
Leia também